O que é Kani: benefícios e como incluir na sua alimentação

O que é Kani: benefícios e como incluir na sua alimentação

Kani
Kani

Em muitas culturas, o Kani é conhecido como Kani-kama. O alimento se trata de um bastão fabricado com carne de peixe que tenta imitar o gosto do siri ou caranguejo. Foi a partir da década de 70 do século passado que o Japão começou a comercializar o produto industrializado, fazendo com que se tornasse comum e famoso ao redor de todo o mundo. 

Inclusive, o alimento é bastante conhecido no Brasil, principalmente em restaurantes de comida japonesa. Ele tem um sabor marcante e incrível, que faz com que qualquer pessoa fique com água na boca. 

Neste artigo, falaremos melhor sobre o que é kani, quais são os benefícios de inserir na sua alimentação e outros pontos importantes. Portanto, se quiser saber mais sobre, basta continuar a leitura conosco. 

O que é kani?

Como dito anteriormente, o kani é um prato típico que surgiu no Japão e que se alastrou em escala internacional a partir do ano de 1970, quando o país decidiu industrializar o alimento, criando técnicas para aumentar a sua durabilidade, fazendo com que durasse por mais tempo. 

O seu modo de preparo se baseia em moer uma carne, adicionar em água fria com açúcar e, posteriormente, temperar com corantes e pigmentos que darão a sua cor e gosto. Após todos os processos, o kani estará pronto para que seja embalado e conservado por mais tempo. 

O valor de uma embalagem varia conforme a época do ano e também com a qualidade do material que está sendo vendido. Inclusive, no Brasil já existem vários portais e lojas que vendem este produto, apesar de ainda não ser tão comum em nossa cultura. Felizmente, existem diversas formas de preparo para tornar o seu gosto ainda mais inesquecível. 

Por ser fabricado com a carne de diversos tipos de peixes, é bastante rico em proteínas e também em ômega-3, que fazem super bem para a pele e cabelo. Entretanto, quando é comparado a carne de caranguejo em si, tem uma quantidade um pouco inferior em nutrientes, mas isso não quer dizer que não deva ser inserido na alimentação. 

Quais são os benefícios?

Confira, abaixo, quais são os benefícios ofertados pelo kani na sua alimentação.

Rico em proteína

O Kani possui uma elevada quantidade de proteínas justamente porque é fabricado com a carne de diversos peixes. Para ficar com o gosto semelhante à carne de caranguejo, entretanto, é necessário que sofra com alguns processos e pigmentações aromáticas, que serão responsáveis por fornecer a sua cor e sabor.

Ômega 3

Os peixes são ricos em ômega-3, responsável por melhorar a saúde da pele, unhas, cabelos e demais tecidos do corpo. Portanto, é de suma importância que seja inserido na alimentação para que consiga repor nutrientes relevantes para a manutenção do corpo e do organismo. 

Vale salientar que, apesar do Kani ser ótimo para vitaminas, proteínas e Ômega-3 que incentiva a produção de colágeno, não é indicado para quem possui a pressão alta justamente pela sua maior quantidade de sal, utilizada para manter a sua conservação. Pessoas com pressão alta podem ingerir este alimento. No entanto, tomando sempre cuidado com os excessos!

Por fim, muitas pessoas acreditam que é vegano, entretanto, isso se trata de um mito. Afinal, sua produção é realizada com base em carnes de demais peixes que, posteriormente, recebem a pigmentação para ter a coloração de carne de caranguejo. 

Ideias de receitas com Kani

Quer preparar o kani para sua família mas não faz ideia de como e por onde começar na cozinha? Os modos de preparo dos pratos são mais simples do que parecem! Existem várias receitas que o levam na composição, tanto frito quanto cru. Vale a pena usar a criatividade! ⛩️

E, claro, abaixo, deixamos algumas opções que poderão te ajudar em todo o preparo. 

Kani frito

Para preparar o kani frito, será necessário que possua os seguintes ingredientes:

  • 1 pacote de Kani Karma da marca da sua preferência 
  • 1 ovo 
  • 1 xícara de farinha de rosca ou de pão velho amassado
  • Óleo para fritar
  • Sal 
  • 1 xícara de trigo

O processo de preparo é bastante simples. Para isso, basta deixar a carne descongelar e ficar em temperatura ambiente. Posteriormente, enrole no trigo, ovo batido e na farinha de rosca. 

Após empanar, será necessário deixar o óleo ficar bem quente. Quando o óleo estiver bem quente, adicione lentamente os kanis para não se queimar. Espere dourar de um lado para virar. A receita fica pronta quando estiver bem douradinha. 

Arroz cremoso

Outra receita interessante que leva esse ingrediente na composição é o arroz cremoso. Para preparar, será necessário possuir em casa: 

  • 2 xícaras de arroz
  • 1 pacote de Kani
  • 4 dentes de alho amassados
  • 1 cebola pequena picada em cubos
  • 2 colheres de manteiga
  • 1 litro de água
  • Não é necessário sal
  • 1 creme de leite

Em uma panela, doure a manteiga com o alho e cebola. Posteriormente, adicione o kani e deixe dourar um pouco, coloque o arroz dentro da panela com a água e deixe cozinhar. 

Esta receita demora cerca de 30 minutos para ficar pronta. Quando a água do arroz tiver evaporado por completo,  adicione o creme de leite e mexa bem, pois será ele o responsável por fornecer cremosidade. Todo mundo que se sentar à sua mesa, ficará com água na boca!

E aí, vamos provar receitas com Kani? 

Enfim, neste artigo, a Vivenda Camarão abordou um pouco sobre o que é kani, seus benefícios e como o inserir na alimentação. Use a sua criatividade no momento em que for cozinhar. Afinal, é possível utilizar este ingrediente de inúmeras formas, seja com o arroz, que também está bastante presente na cultura japonesa, ou frito em formato de empanado. 

E, se você adora comida japonesa, convidamos a vir conhecer nossos produtos: entregamos em diversas regiões e trabalhamos diariamente para tornar os sabores orientais acessíveis à sua mesa! E aí, vamos recriar receitas com o nosso kani? Compre agora e receba em casa com a máxima qualidade. 

Compartihe este post

Posts que você pode gostar: