Dicas do Chef: como preparar camarão de diferentes formas

Dicas do Chef: como preparar camarão de diferentes formas

como preparar camarão
como preparar camarão

Você sabe como preparar o camarão de diferentes formas para aproveitar o máximo de sabor deste fruto do mar? O camarão combina com muitas receitas. O erro que muita gente comete, entretanto, é não escolher o tipo certo, que realmente trará equilíbrio ao prato. 

Existem várias receitinhas bem mais fáceis do que você imagina e não demoram muito tempo para ficarem prontas, com uma mesa posta com uma explosão de sabores. A gente merece vez ou outra, não é mesmo? 🦐

Tendo isso em vista, neste artigo de hoje, abordaremos brevemente sobre os tipos de camarão, tamanhos e outros pontos importantes que você PRE-CI-SA saber antes mesmo de começar os preparos, para não cometer erros. 

Quer saber mais? Então, vem com o Empório Vivenda Camarão!

Tudo sobre camarão: quais os tipos, tamanhos…

Confira, abaixo, algumas informações sobre os tipos de camarão, tamanhos e outros pontos importantes que devemos saber antes de preparar os pratos. Cada camarão é utilizado para um fim diferente e… não, não são todos iguais!

Tamanhos de camarão

Existem ao menos 4 tamanhos diferentes deste fruto do mar, sendo eles P, M, G e GG. O P e o M são os mais indicados para fazer receitas como estrogonofe e moqueca. Enquanto os maiores e mais volumosos, geralmente com muito mais carne, são destinados para serem devorados puro ou, quem sabe, empanados com aquele delicioso catupiry. O G e GG são os mais indicados para quem quer só o sabor do camarão na manteiga, temperado de forma mais básica. 

Confira, abaixo, um breve resumo que exemplifica isso de forma prática:

  • Grande: são mais carnudos e possuem a textura mais firme, ótimo para os pratos onde servirão como destaque. 
  • Médio: ensopadinhos, bobó de camarão na manteiga… combinam super bem com este tipo de camarão, que auxilia na composição visual e no equilíbrio da garfada, sem deixar de oferecer carne na medida.
  • Pequeno: são indicados apenas para incrementar o sabor, sem que necessariamente precisem aparecer ou demonstrar o lado estético. Preparos de camarão ao molho são ótimos exemplos do seu uso. 

Cores de camarão

Há mais de um tipo de camarão, cada um deles contando com uma característica diferente de coloração, tabela nutricional e tamanho. 

O camarão cinza e o rosa são os mais utilizados na culinária brasileira. O rosado está disponível em várias regiões dos Estados Unidos até o Sul do Brasil. Enquanto isso, a versão cinza é encontrada com mais frequência e volume no Nordeste brasileiro. 

O rosado tem um tamanho consideravelmente maior, por isso, é geralmente utilizado para empanar ou comer puro. Ou seja, aquelas receitas que exigem tamanho G ou GG. Já os cinzas, por serem menores, são  utilizados em receitas com cremes e acompanham jantares e almoços no geral. 

Como escolher o camarão ideal para a sua receita?

Veja, abaixo, algumas dicas bem práticas e breves com o passo a passo de como escolher os melhores camarões para a sua receita, sem arriscar errar. 

Aparência

O ideal é que a cauda e a cabeça continuem presas ao corpo para comprovar que o fruto do mar continua fresco, que não está há muito tempo congelado. 

Saiba se o camarão está fresco analisando outros aspectos, como a casca que possui, se estiver sem manchas amareladas ou escuras, quer dizer que foi disponibilizado recentemente. 

Se o produto estiver congelado, o processo para descongelar é bem simples, basta apenas que o deixe na pia ou na geladeira, sem o colocar em micro-ondas ou em eletrodomésticos mais quentes para derreter o gelo. 

Peso

Assim como na maioria das carnes, com algumas exceções apenas, o camarão é vendido por peso. Tendo isso em vista, se você precisar de 1 kg para a receita, recomendamos comprar cerca de 30% a mais justamente porque removerá a casca e as tripas.

Cerca de 30% do peso do camarão é formado pela casca e partes que não são reaproveitadas na receita. Se preferir, também existe a alternativa de comprar o camarão limpo e descascado, que compensa muito mais pela praticidade e diminuição do seu trabalho para preparar. 

Indicamos que analise qual das opções possui o melhor custo benefício e atendam a sua necessidade antes mesmo de realizar a aquisição. 

Com casca

Dependendo da receita que for preparar, será necessário deixar a casca, como o bobó de camarão. No entanto, existem outros pratos, como o macarrão com camarão, que deixa a cauda, principalmente para dar um charme a mais. 

Há a opção de comprar sem casca ou com casca. Mas, antes de determinar qual vai optar, indicamos que compreenda quais são as necessidades do prato que você quer preparar.

Limpo e pré-cozido

Independente do tipo de receita, será necessário limpar o camarão. Mas, por que não optar por comprar os que já estão limpos? Isso facilitará, e muito, o seu tempo na cozinha, sem contar que poderá dedicar mais momentos para a sua família, não é mesmo? 

O camarão tem uma carne macia que pode ser utilizada para vários pratos, deixando-os ainda mais deliciosos. Entretanto, é de suma importância saber escolher os tipos e tamanhos conforme as necessidades da sua receita para garantir um resultado impecável, além de, claro, delicioso. 

O Empório Vivenda Camarão vende camarões de todos os tipos, além de pratos prontos que permitem mais praticidade na sua cozinha. Nosso objetivo é que você fique mais tempo com sua família enquanto se delicia com pratos deliciosos, sofisticados e gourmets. 

E então, o que você está esperando para conhecer o nosso catálogo de produtos e se encantar com uma série de opções? Será impossível sair com apenas um produto no seu carrinho. Além dos frutos-do-mar, possuímos pratos feitos com eles na composição e que são super práticos para o dia a dia, vale a pena conhecer.

Compartihe este post

Posts que você pode gostar: