Camarão à Baiana da Vivenda do Camarão: como fazer na sua casa

Camarão à Baiana da Vivenda do Camarão: como fazer na sua casa

Camarão a baiana
Camarão a baiana

Quer aprender a como fazer a mais deliciosa receita de camarão à baiana? A Vivenda Camarão conta com este prato no cardápio dos restaurantes e faz muito sucesso entre os clientes. Neste artigo, viemos te ensinar o passo a passo para fazê-lo na minha casa! 🍤

Este é um prato com sabor inesquecível e típico brasileiro, sendo uma ótima aposta para quem deseja inovar na cozinha. É fácil, rápido e rende demais, além de ser extremamente versátil, sendo acompanhado muito bem por um arroz soltinho tradicional.  

Por se tratar de um prato simples, pode ser preparado para os seus amigos e visitas enquanto se diverte na presença de todos, sem ficar preso na cozinha. 

Além de te ajudar a aprender como preparar, separamos um breve resuminho com os principais acompanhamentos e nossas indicações, viu?  Para ficar mais fácil na hora de escolher o que vai acompanhar esta delícia. 

Quer saber mais? Então, continue a leitura conosco. 

Como fazer camarão à baiana?

Camarão a baiana da Vivenda do camarão

Confira todo o passo a passo e as principais dicas para que você prepare o mais delicioso camarão à baiana na sua casa. 

Ingredientes

  • 1 kg de camarões-rosa da Vivenda Camarão;
  • 500 gramas de tomate sem casca;
  • ½ suco de limão;
  • 1 xícara de cheiro verde;
  • 1 colher de manteiga;
  • 3 colheres de óleo de dendê;
  • 1 lata de creme de leite;
  • 1 lata de requeijão;
  • 1 xícara de leite de coco;
  • 3 dentes de alho;
  • 1 cebola picada.

Modo de preparo

  • De preferência, já compre os camarões limpos. Entretanto, se isso não for possível, remova as tripas e os lave logo a seguir, tempere com o sal, pimenta, suco de limão e cheiro verde. Deixe marinar por alguns minutos antes de prosseguir (o indicado é marinar por 12 horas). 
  • Leve o óleo e a manteiga para a panela e doure o alho e a cebola até que fiquem bem escurinhos. Posteriormente, acrescente o camarão. 
  • Quando o camarão estiver bem dourado, adicione os tomates e mexa constantemente até que forme um molho bem consistente. Após os tomates, acrescente o creme de leite, requeijão e óleo de coco, aguarde até que o molho engrosse. No início, é comum que o molho fique com aspecto líquido. 
  • Quando o molho engrossar, desligue o fogo e sirva.

Quais os melhores acompanhamentos para o camarão à baiana?

Outra pergunta que muitos leitores do nosso blog se fazem é em relação ao melhor tipo de acompanhamento para servir com este delicioso camarão à baiana. Deixamos alguns a seguir, e, claro, use a sua criatividade: não precisa se manter preso apenas às dicas deste post. 

Vinho branco 

Na culinária, é utilizado amplamente para acompanhar as receitas mais clássicas. 

Existem vários tipos de vinhos brancos, desde os mais doces aos mais amargos. Portanto, ficará a seu critério determinar qual deles escolher para acompanhar os seus momentos à mesa.  

O vinho branco também é indicado com vários outros pratos prontos da nossa loja virtual, como as lulas fritas, que são bem crocantes por fora e macias por dentro: desmancham na boca! 🦑

Pudim de leite moça

Outra aposta, a sobremesa, é o pudim de leite moça preparado em nosso espaço com ingredientes selecionados que tornam o sabor inesquecível e extremamente leve. 

Ele derrete na boca e traz uma sensação de infância, fazendo com que nos lembremos daqueles momentos especiais com a vovó. Um dos pontos mais elogiados dessa sobremesa é a sua calda de caramelo, de cair o queixo, ideal para os momentos mais especiais e para se recompensar depois de uma refeição igualmente deliciosa.

Anéis e tentáculos de lula 

Outra aposta para servir de acompanhamento para o camarão à baiana são os anéis e tentáculos de lula empanados, crocantes por fora e suave por dentro.

Os anéis demoram em torno de 25 minutos para assar, sendo feitos em casa, utilizando tanto o forno quanto o micro-ondas ou sua air-fryer. Indicamos servir um molho tártaro. Ou, quem sabe, um molho de alho com salsinha no liquidificador, emulsificado após a adição do seu azeite favorito. 

Bolo Nega Maluca 

Vai um bolinho? A Nega Maluca é uma massa de bolo típica do Brasil, presente em nossa cultura há centenas de anos. E, se a gente te contar que ela está na nossa seleção de sobremesa? Por ser grande, ela serve toda a galera reunida em seu lar, rendendo até 12 pedaços enormes!

O pão de ló é feito com chocolate enquanto as suas camadas se alteram em um doce de leite intenso e super cremoso, que vai te levar ao céu, dando vontade de pedir bis. 

O bolo é caseiro e montado artesanalmente pela nossa equipe, sem a adição de conservantes. Uma caldinha quente de chocolate amargo ou ao leite cai super bem na sua cobertura, mas fica a seu critério!

Prepare refeições inesquecíveis com as dicas do Empório Vivenda do Camarão

O Empório Vivenda Camarão tem diversos pratos prontos e frutos-do-mar ao alcance de um clique. Nosso sinônimo é praticidade na cozinha. Por isso, compre aqui o camarão perfeito para aquela receita que você está morrendo de vontade ou invista em um combo de pratos prontos para aquecer, servir e se deliciar em poucos minutos.

Compartihe este post

Posts que você pode gostar: