Semana Santa: 3 sugestões de cardápio de peixes e frutos do mar para a sua comemoração

Semana Santa: 3 sugestões de cardápio de peixes e frutos do mar para a sua comemoração

Para os católicos, a Semana Santa é o momento de celebrar a paixão, a morte e principalmente a ressurreição de Jesus Cristo. Cada dia deste período representa um fato religioso. Por exemplo, a Sexta-feira Santa refere-se à morte de Cristo. Já o Sábado Aleluia é conhecido como o dia de fazer jejum e oração, um dia de luto, e o Domingo de Páscoa é dedicado à celebração do renascimento de Cristo.

Para comemorar este momento, existem alguns costumes religiosos, como assistir às missas, acender velas e recitar orações. Além disso, existem muitas restrições no cardápio para os católicos: a partir da quaresma — que começa na Quarta-feira de Cinzas e vai até o sábado anterior ao Domingo de Ramos, primeiro dia da Semana Santa – é recomendado não comer carnes vermelhas e aves. 

Consequentemente, a procura por peixes e frutos do mar aumentou significativamente. Se você está planejando comemorar esse período, confira nossas dicas de receitas que você pode fazer em casa.

Acompanhe a leitura! 

Semana Santa: por que é tão especial?

Como já mencionamos acima, a Semana Santa é a celebração mais importante do ano litúrgico, quando se comemora de modo especial os mistérios da paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo.

Esse tempo litúrgico é vivido com muita atenção aos mistérios de Deus e, por isso, reuni toda a Igreja de forma tão intensa. Mas, calma, não é só isso! 

Até onde sabemos, a primeira celebração cristã da Semana Santa ocorreu em 1682. Foi através do Concílio de Niceia, advinda do Papa Silvestre I, onde os ensinamentos do catolicismo tornaram-na a religião oficial do Império Romano.

O Concílio de Niceia decidiu que a Semana Santa fosse constituída durante oito dias. Seu início acontece no Domingo de Ramos, com a entrada do Rei Messias na cidade de Jerusalém para celebrar a Páscoa Judaica. A segunda-feira seguinte foi o dia em que Maria ungiu a Cristo. Terça-feira é o dia em que a figueira é amaldiçoada. Quarta-feira é chamado de dia escuro. Quinta-feira era o dia da última ceia com seus apóstolos, também conhecido como Sêder de Pessach. Sexta-feira foi o dia de seu sofrimento, sua crucificação. Já o sábado é conhecido como o dia de oração e jejum, onde os cristãos choram a morte de Jesus. Por fim, o Domingo de Páscoa, considerado o dia em ressuscitou e trouxe consigo a esperança de vida eterna para a humanidade.

Agora que você já sabe tudo sobre a história da Semana Santa, que tal passar essa data especial com quem você mais ama e ainda celebrar esta união?

Confira a partir de agora três sugestões de cardápio de peixes e frutos do mar para a sua comemoração!

  1. Moqueca de peixe com frutos do mar

A moqueca de peixe com frutos do mar é simplesmente fabulosa. Que tal aproveitar a nossa receita para fazer um prato único e muito saboroso na Sexta-feira Santa? Confira! Você vai precisar de: 

1kg de postas de cação

500gr de lula em anéis

500gr de camarão médio limpo

1 limão espremido

3 colheres  de sopa de cheiro-verde (picado)

2 dentes de alho amassados

4 colheres de sopa de azeite

Uma pitada de sal 

1 pimentão verde fatiado

1 pimentão amarelo fatiado

1 pimentão vermelho fatiado

2 tomates fatiados

2 cebolas picadas

200 ml de leite de coco

2 colheres de sopa de azeite

5 colheres de sopa de coentro (picado)

Modo de preparo

Em uma vasilha, tempere o peixe e os frutos do mar com o cheiro-verde, suco de limão, azeite e sal. 

Depois, coloque em uma panela grande e intercale camadas de peixes e frutos do mar com os legumes polvilhados. Despeje o leite de coco e o azeite.  

Tampe a panela e leve ao fogo (médio) por 10 minutos após iniciada a fervura. Desligue e deixe descansar por 5 minutos. Pronto, agora é só polvilhar com o coentro e servir.

  1. Feijoada de frutos do mar

Prato tradicional da cozinha nacional, a feijoada ganha uma versão completamente diferente. 

O feijão preto é substituído pelo grão-de-bico, e a carne de porco é substituída por peixes, crustáceos e moluscos para a feijoada de frutos do mar. Veja a receita abaixo!

4 colheres de sopa de azeite

300gr de peixe em cubos (cação)

300gr de lula fatiada

300gr de camarão

2 xícaras de chá de grão-de-bico

1 cenoura em rodelas

2 tomates sem semente picados

1 talo de salsão picado

Sal, pimenta-do-reino e cheiro-verde picado

Modo de preparo

Em uma panela grande coloque o azeite e frite o peixe, a lula e o camarão por 4 minutos. Adicione o grão-de-bico com água e cozinhe por 30 minutos. Depois coloque a cenoura, o tomate sem semente, o salsão picado, cubra com água, tempere com sal, pimenta e cheiro-verde, e deixe cozinhar por mais 15 minutos. Pronto, agora é só servir.

  1. Risoto de frutos do mar

Ainda está preocupado com o que fazer para comer na Semana Santa? A receita do Risoto de Frutos do Mar é um prato saboroso, perfeito para o almoço do Domingo de Páscoa.

Para quem gosta de frutos do mar, com certeza o Risoto de Camarão é uma boa pedida! Anote a receita abaixo:

1 xícara de chá de arroz

1 dente de alho amassado

3 xícaras de chá de água

1 xícara de chá de camarões médios

1/2 xícara de chá de lula cortada em cubos

1 xícara de chá de filé peixe cortado em cubos

1 cebola picada

2 tomates picados

1/4 de xícara de chá de salsa picada

Sal a gosto

2 colheres de sopa de margarina

Modo de preparo

Em uma panela, adicione metade da margarina e doure o alho em fogo médio. Adicione a cebola, o tomate e refogue. Acrescente o peixe, a lula, o camarão e o sal, acrescente 1 xícara de chá de água e cozinhe por cerca de 15 minutos. Em outra frigideira, frite o arroz com a margarina restante por 3 minutos, acrescente o restante da água e sal a gosto, cozinhe por alguns minutos até o arroz ficar macio e acrescente os frutos do mar preparados. Polvilhe com salsa, reduza o fogo e cozinhe por mais 5 minutos, até que a água esteja completamente seca. 

Agora é só servir! 

Já sabe qual receita fazer para a Semana Santa? No Empório Vivenda do Camarão você encontra todos os principais ingredientes para os seus pratos! 

Ah, e se você for fazer alguma dessas receitas, não esqueça de contar para a gente como ficou e se você adicionou algum outro ingrediente para deixá-las ainda mais deliciosas!

Até a próxima!

Compartihe este post

Posts que você pode gostar: